Quais relações você tem nutrido?

A vida adulta tem sido um viver lindo, mas cheio de desafios. De 2020 pra cá, dor crônica, o acidente doméstico, um luto por uma separação, o acompanhamento da vó durante a busca por um tratamento de saúde, uma conta bancária por uns tempos mais vazia do que o necessário....
 
Em paralelo, uma amiga vivendo dores de amor, outros se separando, perdendo o emprego, se machucando, lidando com alguma doença, vivendo a dor da perda de alguém que ama....

Para cada um dos problemas acima, uma solução diferente: para um dente quebrado, um dentista; para um emprego perdido, um novo emprego; para uma doença, um médico; para uma dor de amor, dipirona 🙃...

Mas há uma única coisa que, quando presente nos diversos tipos de sofrimentos, tem a capacidade de amenizar as dores: pessoas.

Em Harvard foi iniciado em 1938 o estudo científico sobre felicidade mais antigo do mundo, em que 700 jovens do sexo masculino, de diferentes classes sociais, foram acompanhados ao longo da vida para monitorar seus hábitos e condições de saúde física e mental. O atual diretor do estudo, Robert Waldinger, tem uma palestra no Ted (link aqui) que eu gosto muito e que fala um pouquinho sobre as conclusões da pesquisa e traz a informação sobre a principal delas: o importante para nos mantermos felizes e saudáveis ao longo da vida é a qualidade dos nossos relacionamentos.

Não é dinheiro, não é saúde, não é beleza, não é sucesso profissional... são pessoas que permitem que possamos viver uma vida feliz! Porque quando o caos chegar (e ele vai chegar!), ter alguém pra te dar ferramentas para sair do fundo do poço vai fazer a diferença.

Quando a gente tem quem nos segure quando tudo está assustador, ao chegar no fim do processo do caos é possivel olhar para trás com um certo carinho, compreendendo aquilo que tinha que ser aprendido. Não resta sensação de injustiça, nem tristeza, nem dor. São nossos relações que nos permitem viver o caos com a tranquilidade de saber que a gente não consegue ligar os pontos olhando pra frente; só é possível conectar os pontos olhando pra trás.
 
Então, assim, ó! Vamos combinar de não deixar passar aquela mensagem para quem você ama, dizendo que está com saudades? Peça ajuda, elogie aquilo que te brilha os olhos, diga que ama. Sem medo da dúvida se vai ser correspondido ou não... A vida é um sopro, então, nutra seus afetos.
 
A felicidade pode estar bem mais pertinho do que cê imagina... 😊

Comentários

Postagens mais visitadas